NOSSO MENU

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Ondas mecânicas e eletromagnéticas


Ondas mecânicas e eletromagnéticas
(resposta rápida)

Ondas mecânicas

As ondas mecânicas precisam de um meio material para poderem se propagar. (Por exemplo) Em um dominó  a perturbação causada só se move por causa dos dominós. Assim se não houvesse dominós não haveria perturbação.

Exemplos desse tipo de onda são:

As ondas no oceano;

O efeito de uma pedra que é jogada nas águas calmas de uma represa;

Um terremoto no fundo do mar causa uma perturbação nas águas do oceano;

O movimento de placas tectônicas que se propagam pela superfície terrestre causando;

 Os terremotos.

Ondas eletromagnéticas

As ondas eletromagnéticas são é composta pela combinação de campo elétrico com campo magnético. As ondas eletromagnéticas não precisam de meios materiais para irem de um lugar para o outro.

Exemplos desse tipo de onda são:

Os raios X;

As micro-ondas;

As ondas de rádio ( ondas de transmissão de sinal );

Etc.


Arquivo em: Física  

O que é onda ?



O que é onda ?

Imagine uma fila de dominós


Foto de marciocs.com.br

Se for derrubo o primeiro, podemos dizer que foi causada uma perturbação somente no primeiro dominó. Entretanto sabemos  que todos os outros irão cair em seguida (Tal efeito  é o famoso "efeito dominó").  Através disso podemos ver que uma perturbação se propagando de um lugar para o outro.

Na situação acima, apesar de cada dominó não sair da posição inicial a perturbação causada no primeiro dominó chega até o último, derrubando-o. É notável que somente a energia aplicada ao primeiro dominó chegou ao último.

Na onda é mais ou menos isso que acontece. Uma perturbação é causada, por alguma fonte, e a perturbação propaga-se de um ponto para o outro em forma de pulsos.

Veja:

Um alto falante causa uma perturbação nas moléculas de ar, e tal perturbação  propaga-se até nossos ouvidos e assim ouvimos o som gerado pelo alto falante.



Veja a perturbação do movimento da extremidade de uma corda se propagando até a outra extremidade.





Observe nos exemplos acima que uma perturbação é causada, por alguma fonte, e a perturbação propaga-se de um ponto para o outro em forma de pulsos.


Arquivo em: Física

Redes Sociais

anuncios